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21 de set. de 2010

Aumento de roubos de bicicletas faz disparar mercado de seguros (ParteII)

Newton Santos/Hype/Folhapress

Fábio Campos (esq.), professor de educação física, e seu amigo Rivelino José Facunde (dir.) também foram assaltados

No sábado seguinte, ele e o amigo foram à Vila Natal procurar as bicicletas e viram a de Fábio parada em frente a uma farmácia. Enquanto ligavam para a polícia, a bicicleta sumiu. "Acho que alguém percebeu, pois estávamos rodando por ali há algum tempo. Tenho certeza de que era a minha bicicleta. Na delegacia, me disseram que eu tinha achado uma agulha no palheiro e que tinha me arriscado muito", conta ele.

A bicicleta do amigo dele foi recuperada pela polícia na última terça, na Vila Natal. Fábio conta que ele e o grupo de ciclistas que costuma fazer passeios na estrada estão pensando em soluções para reduzir o perigo: uma delas é contratar um segurança para pedalar com eles.

Fique esperto

1. Entornos de parques e avenidas onde há muitos ciclistas são os lugares preferidos dos ladrões. Fique duplamente atento nesses locais.

2. Nunca esconda a bicicleta ao estacioná-la na rua. Deixe-a em um ponto no qual o ladrão tenha a sensação de estar sendo visto, como em frente à porta de uma loja.

3. Escolha uma trava de qualidade, que não possa ser facilmente cortada com tesoura.

4. Se estiver em uma área de risco, use dois cadeados (um no quadro, roda traseira e poste e outro no quadro e na roda dianteira).

5. Se sua bicicleta for muito cara e de uma marca visada pelos ladrões (como Specialized ou Scott), uma opção é tampar o nome da grife com fita adesiva opaca.

6. Andar em grupo, principalmente à noite, é mais seguro do que andar sozinho.

7. Colocar fitas antifuro nos pneus ajuda a evitar que eles furem em armadilhas deixadas por ladrões.

8. Anote o número de série da bicicleta que está em relevo no quadro. Assim, será possível identificá-la caso ela seja roubada e encontrada.

Pelo mundo

Em Amsterdã, na Holanda, circulam cerca de 700 mil bicicletas, das quais 100 mil são roubadas todo ano. Por lá, as pessoas costumam "estacionar" as bikes nos postes, e o furto é feito lentamente, por partes.
O homem considerado o maior ladrão de bicicletas do planeta foi preso em Toronto, no Canadá, em 2008. No depósito mantido por ele, a polícia encontrou 2.865 bicicletas.
Em 2007, Paris colocou em circulação 20.600 bicicletas do modelo Vélib, alugadas a um euro a hora. Em dois anos, 80% foram depredadas ou roubadas.
Na China, o maior produtor de bicicletas do mundo, o roubo delas é um dos crimes mais frequentes. Só em Pequim, acontece um furto por segundo.
Com cerca de 16.000 bicicletas roubadas todos os anos, Copenhague instalou um chip eletrônico em 5.000 bicicletas. O objetivo do projeto, que começou no ano passado, é saber a localização da peça roubada para reavê-la.
Para complicar a vida dos ladrões, o inglês Kevin Scott, estudante de design industrial, inventou uma bicicleta que, quando dobrada, "abraça" o poste.
Há uma categoria de trava, extremamente resistente a cortes, que ganhou o nome de "new yorker", em referência a Nova York, conhecida por "roubos sofisticados" de bicicletas.
Bicicleta a preço de carro

A BMC SLR 01 é uma das bikes mais caras vendidas na cidade (custa cerca de R$ 32 mil). É o modelo top da marca suíça, desenvolvida para corrida em provas curtas e longas. Conheça os recursos que ela tem:

SELIM
Pesa 180 g. O trilho, de titânio, não enverga. A base é de carbono e o gel interno é compacto, que não se espalha quando a pessoa senta, o que traz amortecimento. Tudo isso garante mais conforto: o selim fica estável e o corpo não toma contato com a parte dura nos trancos

FREIO
É mais leve do que os comuns e de alta precisão

PESO
Com 6,2 kg, é uma das mais leves do mercado. Para correr o Tour de France, seria preciso pôr lastro (peso), pois o mínimo exigido é de 6,8 kg. Suporta alguém de até 110 kg

GUIDÃO
De carbono que usa nanotecnologia, é resistente e ergonômico

PARTE TRASEIRA (SEAT STAY)
É mais fina do que o normal e achatada (e não arredondada). Isso impede a torção lateral e traz mais conforto

JUNÇÕES
A bicicleta é feita quase por inteiro, sem junções nem soldas, o que a torna mais leve

TROCADORES DE MARCHA
Há apenas uma alavanca, o que agiliza a troca de marchas, pois permite mudá-las somente com um toque, curto ou longo

MATERIAL
É de fibra de carbono que usa nanotecnologia, uma das mais evoluídas do mercado. As bicicletas simples geralmente são de alumínio, material mais pesado. Bicicletas com esse tipo de carbono ficam menos sujeitas à torção quando se coloca muito esforço no pedal

QUADRO
Pesa 920 g, pouco mais que 5 barras de chocolate. A fibra de carbono tem tecnologia TCC, na qual os filamentos são alinhados de acordo com a necessidade de rigidez ou conforto de cada parte do quadro

PNEUS
São de alta pressão, o que permite fazer uma calibragem mais alta e, com isso, reduzir o atrito e dar mais velocidade à bicicleta

PEDIVELA
É de carbono. Os rolamentos do movimento central também são de cerâmica

RODAS
Os aros são de um alumínio especial, mais rígido, que evita torções. Também há opções de carbono. Os rolamentos são de cerâmica, e não de aço, o que evita o aquecimento excessivo, reduz o atrito e permite ganhar mais velocidade

Texto: FLÁVIA MANTOVANI /OCIMARA BALMANT
Data: 09/08/2010 - 10h18
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
Foto: Newton Santos/Hype/Folhapress
Fonte: Revista Folha de São Paulo - 08 a 14 de agosto de 2010

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