Já reparou na importância da música para nosso cotidiano?
Tal a importância que Darwin declarou que a fala humana não antecedeu a música, mas derivou dela, que segundo a Bíblia, Davi tocava harpa para afastar um espírito mal que havia se apoderado de Saul, já algumas religiões fazem música para evocar os bons espíritos. Tudo isso é só para ilustrar como a música essencial para a nossa vida, mesmo que você não queira, sempre haverá uma influência sonora sobre seus pensamentos e emoções. A música pode alterar nosso estado de emocional. O corpo reage às vibrações dos sons, são despertadas reações que interferem no funcionamento de nosso organismo. Existem teorias que comprovam as reações de células e órgãos com estimulo musical. Há uma ação clinica chamada, musicoterapia, A musicoterapia é uma forma de tratamento que utiliza a música para ajudar no tratamento de problemas, tanto de ordem física quanto de ordem emocional ou mental. O que pode ajudar no tratamento de doenças como depressão, Alzheimer, pessoas com problemas motores, aqueles que tenham tido derrame, os portadores de doenças mentais, dentre outros casos. A música pode alterar e liberar nosso corpo.
Então, por que não utilizar isso positivamente:
Quer se exercitar, mas falta aquele pique?
Um bom Rock ou Eletrônica aumentam as nossa batidas cardíacas e estimulam a nosso fluxo sanguínea, o que nos dá mais energia.
Precisa relaxar depois de um dia cheio de stress?
Ouça músicas em que os sons de cordas se sobressaiam, tais como violão, guitarra, baixo... Eles fazem um som firme, mas na medida certa como uma boa massagem. Reggae, acústico é uma boa pedida!
Quer ter uma idéia sensacional, trabalha com criatividade?
Muitas pesquisas apontam que música clássica estimula o lado direito do cérebro, responsável pela criatividade.
E ai o que você vai ouvir hoje?
Texto: Música para a Vida
Autora: Hegle Borges / Editado em: 23/02/2010
Dúvidas ou Sugestões: Email: hb.artescrita@hotmail.com
0 comentários:
Postar um comentário