Promoções

15 de jun. de 2010

Parque Natural Morro do Osso é ainda uma boa opção de pedal em Porto Alegre (RS)




Parque Natural Morro do Osso é ainda uma boa opção de pedal em Porto Alegre (RS), o Parque Natural Morro do Osso é uma reserva que guarda o pouco que resta da Mata Atlântica no estado do Rio Grande do Sul. A região, conhecida como Área Verde", possui 57 hectares de extensão e uma trilha de terra que corta o parque - com areia e cascalho em alguns trechos. O percurso tem 45 km e chega a 143 m de altitude no seu topo, de onde se pode avistar o centro da cidade, o Rio Guaíba, Ipanema e outros morros como o Sabiá, o Santa Teresa e o Teresópolis.
O morro tem acesso pelas avenidas Cavalhada e Cel. Marcos, onde placas indicam a entrada do parque. Do começo do pedal até o topo, muitas subidas exigirão do ciclista preparo físico e mental. Recomenda-se que esteja com todo o equipamento verificado e bons pneus, já que não há nenhum ponto em que se possa fazer manutenção da bike. Aliás, todo o percurso pode ser feito sem que se veja pessoa alguma, apenas na companhia de pássaros, como pica-paus e sabiás, e da vegetação, que, em alguns trechos, é bem fechada - e em outros conta apenas com pequenas árvores.
Deve-se levar todos os mantimentos, como água e barras de cerais para o percurso, e se preparar para encarar uma descida técnica no caminho da volta que leva ao bairo de jardim carvalho. Antes de completar o trajeto, o ciclista passara por uma vila de índios locais. O nome do parque, aliás, remete a um possível cemitério onde o povo indígena enterrava seus ancestrais.
recomendo como treino ou passeio para os moradores da região, que procuram um local calmo na cidade. Além da trilha para o pedal, o parque representa um local estratégico para preservação ambiental - que deve contar com o apoio dos ciclistas. Todos os anos também é realizado conjuntamente, com a Secretaria de Meio Ambiente, o tradicional "Abraço ao Morro do Osso", onde reunem-se caminhadores e ciclistas para mais uma demonstração do cuidado com o local a ser mantido como é.
(parte deste texto foi reproduzido na RVO2 de 09/2007 por Bruno Romano)


Fonte: Marly Maravalhas Gomes
Fonte: http://www.bikersbrasil.com
Foto: Eloy Lopes
Cidade: Porto Alegre
Republicado por: Blog Bike Pesquisa
Data: 15/06/2010

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More